Graça Marquez, Ex- paciente oncológica e presidente do Nappacan

Sociedade Brasileira de Cancerologia realizará fórum em Brasília

Cento e treze mil mortes e 280 mil novos casos de câncer. Esta é a estimativa da incidência da doença no Brasil para este ano, segundo o Ministério da Saúde. Uma perspectiva que assusta médicos e entidades filantrópicas ligadas à prevenção e tratamento do câncer. Com o objetivo de buscar soluções para esta situação, acontecerá no dia 18 de outubro, o I Fórum Nacional da Cidadania em Cancerologia, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), Dr. Roberto Gomes, explica que uma das razões para esta situação é a falta de campanhas de prevenção eficientes e contínuas. “As estatísticas demonstram que o diagnóstico precoce, associado ao tratamento imediato com as diversas terapias disponíveis, é fundamental para que se obtenha a cura ou avanços na melhoria da qualidade de vida. O problema do atendimento do paciente com câncer na rede pública de saúde terá destaque durante o I Fórum Nacional da Cidadania em Cancerologia. O grande tempo de espera na fila por uma consulta, realização de exames, tratamentos e até mesmo cirurgias são vitais para o futuro do paciente. “No caso de problemas como o câncer, tempo é sinônimo de vida”, destaca a presidente do Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer (Nappacan), Graça Marques. Ela lembra que quando uma pessoa chega a um hospital público geralmente é examinada pelo médico clínico encaminhada para o oncologista, que nem sempre tem especialização para tratar todo tipo de câncer, necessitando do atendimento por um outro especialista.

“Todo este trânsito dificilmente acontece em menos de três meses e, muitas vezes, quando o tratamento começa já não há muito que fazer.

http://www.santafisio.com/comentarios/ver.asp?codigo=24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s