Sua Vida Sua Profissão (Graça Marquez)

Nossa entrevistada de hoje, é a Dra. Graça Marquez, atriz profissional, psicoterapeuta, especialista em dependência química em Veneza, e hoje, depois de ser curada de um câncer de mama, fundou e dirige o http://www.Nappacan.com – Núcleo de Apoio a Pacientes com Câncer. Conheça um pouco mais a sua carreira, projetos e sobre o estado emocional e espiritual da mulher que sofre de câncer.

WM: Olá Dra. Graça, tudo bem?
Dra. Graça: Tudo maravilhosamente bem. É Sempre uma alegria falar com o público feminino…

WM: Como começou a sua carreira?
Dra. Graça: De atriz? Eu fiz o Célia Helena quando ainda era recém-casada (1974), tinha então 19 anos. Já havia participado de muitos trabalhos amadores desde jovem (11anos) e gostava muito de construir um personagem e dar-lhe vida. Depois do Célia Helena fiz muito teatro e comerciais para tv e um longa metragem. Não gostei muito do mundo e da cultura do povo que fazia teatro na época (TBC) e fui fazer psicologia e formação em psicoterapia americana. Estudei uns 6 anos e fui fazer formação em psicanálise por 4 anos. Já clinicava em 1992 quando fui estudar análise transacional (Eric Berne) no Instituto Gente (com Shyniashik).

WM: A psicoterapia era / é uma paixão? Como se decidiu?
Dra. Graça: Sim, a psicoterapia sempre foi uma grande paixão. Poder entender a dificuldade do ser humano e saber como ajudá-lo era para mim um jogo de xadrez dos mais intricados. Eu adorava desvendar os sintomas e transformá-los em ações novas nas vidas das pessoas (o inconsciente se realiza). Eu sempre tive o dom de escutar e entender o próximo desde jovem quando eu ajudava minha tia a cuidar dos doentes mentais que iam parar em minha casa.
Mas, a grande vitória e força nasceu quando estudei psicanálise e ao fazer a minha própria análise pude mergulhar no inconsciente do ser humano com competência e segurança. Aí ficou tão mais fácil atender e entender as vicissitudes e percalços da vida do ser humano. Isto me fez sentir o ser mais útil do planeta. Claro que junto a tudo isto eu estudava sem parar novas técnicas de psicoterapias e meditação. Desde muito cedo sou meditante erudita oriental. Estudei Budismo e fui devota de duas escolas por mais de 15 anos e hoje sou da Escola Mahayana do Budismo de Nitiren Daishonin do Japão (1999). Digo isto, porque gosto de lembrar que sem a prática de uma filosofia ou uma religião, o homem demora mais para se livrar de dificuldades psíquicas. Eu pratico a psicomeditação em psicoterapia desde 1994 com sucesso na reabilitação do paciente deprimido, dependente químico e paciente oncológico. Sou também Psico Oncologista.

WM: A sra. se especializou em dependência química no Brasil?
Dra. Graça: Eu comecei a estudar dependência química quando estudava psicologia. Tive um professor que trabalhava em uma clínica de recuperação do drogado e do alcoolista fora de São Paulo. Eu pedi supervisão para atender um paciente que usava cocaína desde os 16 anos (ele tinha 30). Assim comecei a atender com a supervisão do meu professor que havia estudado em Paris e Veneza a dependência psíquica e química do TOXICODEPENDENTE e sua família. Claro que fui estudando em paralelo a dinâmica familiar e pedi licença nos núcleos de AA e NA para assistir as reuniões de adictos e familiares. Foram cerca de 6 meses frequentando salas de AA e NA enquanto fazia supervisão com meu mestre. Em questão de 2 anos eu já atendia cerca de 6 famílias toxicodependentes e me sentia no dever de estagiar no Recanto Maria Tereza de São Paulo (referência em tratamento de adictos em São Paulo) . Fiquei lá 1 ano e em seguida fui com uma bolsa para a Itália em Veneza estudar (Recanto Villa Renata em Veneza 1994) a recuperação do toxicodependente e familiares em Heroína. Foi a experiência mais rica de minha carreira profissional.
Voltei de lá mais forte e certa de que sabia que era um dom meu e deveria seguir estudando e ajudando os familiares.
Sou filha de um adicto em álcool e perdi um irmão mais velho (gênio e exemplo de amorosidade familiar ) para as drogas em 2001. Sei que tenho a missão de fazer algo. Lacan (mestre da psicanálise moderna) dizia que o individuo deveria (havia de ser) ser um adicto, casar com um ou tratar deles. Eu optei por tratar deles com muito amor e competência. Note que ser Adicto nao significa necessariamente que o individuo use drogas, ele tem um comportamento Adicto (…..). Transgressor ou deprimido.

http://www.wmulher.com.br

Graça Video Junho 2015 d

7 respostas em “Sua Vida Sua Profissão (Graça Marquez)

  1. São sempre muito interessantes os posicionamentos da psicoterapeuta, Graça Marquez, sempre que posso gosto de ler ou ver os vídeos, pois, como ela mesma falou que um garoto disse imitando a mãe : ela me faz muito bem. Eu também vou acrescentar aqui pois, realmente ela faz muito bem. Obrigada pela oportunidade!

    Curtir

    • Seja bem vinda Maria, essa criança como outras 2 crianças que suas mães faziam prisoterapia comigo , sempre me escreviam ou mandavam recados pela mãe dizendo: ” ….diga a Graça que ela me faz muito bem, eu preciso dela….”. Emocionante vindo de crianças de 5, 7 e 9 anos de idade…. Seja bem vinda, veja meus novos vídeos no canal : https://youtu.be/xRXOQJ1CkZk

      Curtir

  2. engraçado dizer que preciso de você dra Graça… pois sem te conhecer já sinto falta de te ver e ouvir nos videos. não sei se tem mais, mas já
    vi todos eles e já os revi muitas vezes. um abraço , já com saudades….engraçado né? tenho saudades de você…

    Curtir

  3. Foi a experiência mais completa que eu encontrei quando comecei a assistir aos vídeos da Dra. Graça Marques Ibiapino. Meditar com essa experiencia budista, embora como ela eu não tenho religião mas tenho um Jesus Cristo e um Divino Criador que me acompanha em minha vida. Estou aprendendo a meditar com Nam mioho rengue Kio. Estou feliz. Tenho 85 anos e quero ainda aprender mais. Durante minha vida procurei sempre em todos o lugares encontrar DEUS. Com a física quântica encontrei. e agora com a Dra. Graça continuo as minhas experiências. Obrigada Dra. Graça por nos encontrar ainda nesta dimensão. Até a proxima. beijo santo. Amneris Maria Serra Kurban.

    Curtir

  4. Estou radiante. Bom dia para a senhoras e senhores, principalmente para a professora Graça.
    Tem menos de um mês, que encontrei os vídeos desta professora , maravilhosa. Estou
    praticando.Vou enviar para minha família.
    Minha eterna gratidão.

    Curtir

Deixe um comentário